segunda-feira, janeiro 23, 2012

1º dia de aula na Faculdade - dicas para calouros!

Eii leitores! Curtindo bastante as férias? Ansiosos para o início das aulas em 2012? haha...então vamos começar o semestre com animo, disposição e grande perspectiva, afinal o ano se inicia e nossos projetos se renovam. (palavras de nerd ;p)




Bem, o assunto de hoje é sobre o temido primeiro dia de aula de um calouro na faculdade, (veterano só vai a aula no início pra ''fazer trote'').
Como passei para o 3º período de arquitetura e urbanismo e é tãaao bom dizer que sou veterana, kkkk, ta parei, vou contar o que vc, universitária deve fazer e não fazer, não sou lá conselheira e psicóloga, mas tive uma experienciazinha bem legal.
1) Seria bom que no primeiro dia de aula chegue mais cedo para ter tempo de se aproximar e conversar com as pessoas, adaptar ao local para não ficar perdido (o que facilita para todos veem que você é ''novo aqui'') ;
2) Lembrando que aquele clima de escola não existe mais, é melhor ir estabelecendo um bom relacionamento com os novos professores, sem deixar claro que você é um puxa saco, porque ninguém suporta isso. E Não confunda, no entanto, liberdade com libertinagem;
3) Organize-se; Ninguém merece gente atrapalhada e esquisita. 
4) Durma mais cedo. Você vai precisar disso, se estudar no turno da manhã, ou integral, porém se noturno, como eu que chego 23:30 em casa, aproveite suas horas livres para descansar. Uma boa noite de sono nos faz muito mais agradáveis;
5) Tente ser discreto, ficar aparecendo demais pra galera que ainda não o conheceu é motivo de fofoca e aversão. Isso é fato.
6) Essa é muitto importante: Seja sutil no visual, se quer ser estilosa, pesquisa como ser! Tem gente que vai para faculdade pra mostrar a coleção da Chanel que ninguem tem! A primeira impressão que fica viu!

Eu estudo de noite, então tem mais escolhas para o look, mas já vi muitas que abusam e vão de vestido de cetim em camadas e salto plataforma com tachinhas. Por favor ne!

7) Não exagere na maquiagem! Mulher muito maquiada na faculdade é sinônimo de ''piripipiriguet'', rs. Sei lá, seja mais natural, modere. Pode andar maquiada sim, mas demais e artificial que não ne!
8)Bolsas,mochilas: não carregue a bolsa de livros, cadernos e essa tralha toda, a não ser que a universidade/faculdade o avise para levar. Leve algo para escrever, um caderno só mesmo, sem muita coisa para todos perceberem que você é um calouro bobo e nerd.
9) Faça de tudo para não perder notas! Lembre-se que você estará estudando para ser um profissional, e leve os estudos com seriedade, tudo isso estará no seu currículo=sua vida!
10) Não tenha medo de trotes para não dar motivo de risadas e zoações, se tiver, leve na esportiva...carregue um pouco de dinheiro na calcinha, rs, caso eles peguem tudo de você e de deixe na rua pra se virar. Como tem instituições que proíbem o trote dentro da universidade, sai mais cedo, sei lá, caso alguns teima e desobedecem. Mas se não, não vá com sapato novo no primeiro dia de aula, se quiser fugir disso? Nem vá no primeiro dia então! haha


É isso, desejo a todos um bom retorno às aulas.




Beijos, espere que tenham gostado e fiquem com Deus!

18 comentários:

  1. Muito Bacana as dicas, iniciarei meu 1º semestre de engenharia elétrica esse mês u.u

    ResponderExcluir
  2. Muito boa as dicas! Começarei em agosto, e confesso que ainda estou perdida rsrsrs beijos

    ResponderExcluir
  3. nossa muito legal as dicas, estava perdida :b mas agora uff... super melhor obg.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas :) Vou começar a faculdade de Jornalismo em fevereiro, até pra fugir dos trotes nem vou no primeiro dia kk

    ResponderExcluir
  6. Ah que massa, sabe que também vou cursar Arquitetura e Urbanismo? estou doida para começar.. é normal eles não darem nada de listas que vou precisar na Facul?? porque sinceramente eu não sabia mesmo oque levar haha

    ResponderExcluir
  7. vou começar esse ano na faculdade em outro estado e ja to tão nervosa ;/ essas dicas mim ajudaram muito vlw :p

    ResponderExcluir
  8. Fica feio bater nos alunos que querem fazer o trote ? to pensando nisso kkkkk brincadeira

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Adorei. Eu estou um pouco nervosa com a chegada da faculdade. É um mundo novo pra mim ( e acho que pra muita gnt ) rsrs. Bem.. eu comprei uma mochila, mais vou ver como vai andar as coisas nos primeiros dias, pra não parecer uma caloura boba kkk'. E as roupas... vai ser um problema, eu gosto de andar bem vestida. Isso é o meu eu. Mais espero que de tudo certo - eu sou um pouco timida. Mais espero que ate la eu perca um pouco.
    Qualquer coisa visitem meu blog http://purpurinaseflores.blogspot.com.br/ vou dar super dicas de como se vestir na faculdade.

    ResponderExcluir
  11. gostaria muito que você respondesse a uma tag que tem como objetivo ajudar as pessoas que estão com duvidas do que fazer na faculdade, a tag se chama “Sobre minha faculdade” (a tag foi criada por mim) Aqui vai as perguntas.
    1- Qual seu curso de graduação?
    2- Quantos períodos ele tem? E em qual você esta?
    3- Porque você escolheu esse curso?
    4- Antes de escolher esse curso você pesquisou sobre o mercado de trabalho e o piso salarial?
    5- Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros?
    6- Sobre seu TCC, já começou a fazer? Qual tema pretende abordar?
    7- Você se considera uma boa aluna (o)?
    8- Você esta 100% satisfeita com o curso que escolheu?
    9- O seu curso tem algum material especifico que não tem em outros cursos? (ex: estetoscópio e calculadora cientifica.)
    10- Na sua faculdade teve trote? Se sim como foi?
    11- Seu curso tem muita matemática?
    12- Geralmente nas faculdades existem o “ciclo natural de desistência” a turma começa com 70 alunos e permanecem só 20. Isso aconteceu na sua faculdade?
    13- Quais dicas você daria para quem esta querendo começar a fazer o mesmo curso que você?
    14- Já ficou em DP? Possui algum método diferente de estudo?
    15- Faça um resumo básico do seu curso pra quem estiver interesse em fazê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, me passa o seu email para eu enviar as respostar e qual seu blog?. Aguardo ;]

      Excluir
  12. Começarei Arquitetura em 2015! Ansioso!

    ResponderExcluir